24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Próxima reunião do Instituto Ecumênico Fé e Política

O Instituto Ecumênico Fé e Política - IEFP/Rio Branco convida a todos para sua última reunião ordinária do ano de 2011 que acontecerá no salão paroquial da Catedral Nossa Senhora de Nazaré (Centro) a partir das 08h00min do dia 17 de dezembro do corrente ano.

Lembramos ainda das importantes ações desenvolvidas pelo IEFP que ao longo de 2011 realizou eventos e reuniões marcantes para a história do Acre e, quiçá, até brasileira. Valem como exemplos o Lava-Pés na época da Páscoa, quando mãe-de-santo do candomblé teve seus pés lavados por padre católico, padre católico teve seus pés lavados por pastor evangélico, pastor evangélico seus pés lavados por daimista, daimista seus pés lavados por espírita, e assim por diante essa emocionante reunião marcou profundamente o diálogo não-fundamentalisma, envolvendo todos no Verdadeiro Espírito Santo, o qual Cristo ensinou.

Outro evento não será jamais esquecido: a 1ª Conferência Estadual de Educação da Diversidade Religiosa. Nesse, o IEFP planejou, programou e realizou junto com a Secretaria Estadual de Educação - SEE um encontro de 03 dias com professores e diretores da rede estadual de ensino, e outros interessados, onde foram expostos as principais religiões existentes no Estado do Acre. Isso para que a disciplina Ensino Religioso seja ecumênica e respeitosa a todos. Fruto desse árduo trabalho é a Cartilha da Diversidade Ecumênica do Acre (no prelo).

A pauta exclusiva da próxima reunião é o planejamento dos temas a serem abordados no ano de 2012.

Vale ressaltar que após a reunião será oferecido pelo IEFP aos participantes um delicioso café da manhã para confraternização.

Vamos participar!!!

QUANDO: 17/12/2011, sábado.
HORÁRIO: 08h00min às 11h20min
LOCAL: Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora de Nazaré (Centro de Rio Branco/AC)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Diversidade Religiosa no Acre

Uma proposta curricular de ensino religioso nas escolas públicas foi apresentada nesta segunda-feira (21) ao governo do Acre, em Rio Branco, durante a abertura da I Conferência Estadual da Diversidade Religiosa.

A conferência tem como objetivo revelar a identidade de cada um dos principais grupos religiosos presentes no Acre e lutar para que a escola pública seja espaço democrático e pluralista contra todo o tipo de preconceito, discriminação e de fundamentalismo mesmo religioso.

Promovido pelo Instituto Ecumênico Fé e Política e a Secretaria Estadual de Educação, a abertura do evento foi marcada por orações do bispo do Acre, Joaquim Pertiñez, e da Mãe Raimundinha, que dirige um centro de umbanda.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Movimento cultural abre III Conferência de Cultura de Rio Branco

Evento teve início no dia 17 e se estende até o dia 19 com a meta de aprovar o Plano Municipal de Cultura.
Fotos: Talita Oliveira / Pium Fotoclube
 
“Declaro aberta a III Conferência Municipal de Cultura de Rio Branco!”, disse o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim. E assim, na noite da quinta-feira, 17, no CineTeatro Recreio, começou a peleja cultural que tem como principal objetivo a discussão e aprovação do Plano Municipal de Cultura de Rio Branco (PMC).

Mas a história do primeiro dia de Conferência começou um pouco antes. Como não podia deixar de ser, a Conferência de Cultura tinha que ter manifestações culturais riobranquenses. E teve. Como primeira atração, a contadora de histórias e gestora, Tânia Oliveira, fez a leitura do primeiro capítulo do livro “Do Olho do Umbigo do Mapinguari” de Jones Dari Goettert, cujo conceito de igualdade se encaixa ao proposto pelo evento.
 
Leia mais no Blog do Sistema Municipal de Cultura

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Diversidade religiosa reúne especialistas em Rio Branco

O Instituto Ecuménico Fé e Política e a Secretaria de Estado de Educação promovem nos dias 21, 22 e 23, em Rio Branco, a I Conferência Estadual da Diversidade Religiosa, com o objetivo de revelar a identidade dos principais grupos religiosos que atuam no Estado. Durante o evento será lançada a Cartilha “Muitos são os caminhos de Deus “, de conteúdo democrático e ecumênico, que se propõe facilitar a diálogo inter-religioso e a cooperação entre Igrejas e instituições religiosas afins, orientadas para a paz, a cidadania, a promoção dos direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

Nos três dias do encontro – com endereço no auditório da Secretaria de Educação, – temas importantes serão esmiuçados por especialistas pela manhã (das 8 às 12) e à tarde (das 14 às 18). Eis alguns: a tentação  fundamentalista e a construção ecumênica; diretrizes da Secretaria de Educação para o ensino religioso; Comunidades tradicionais da Ayahuasca; introdução às religiões de matriz africana; protestantismo, pentecostalismo e os desafios do século XXI; o desenvolvimento espiritual na visão espírita.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vídeo do Seminário das Comunidades Tradicionais da Ayahuasca

Comprida mais uma etapa resultante do Seminário das Comunidades Tradiconais da Ayahuasca, realizado em abril de 2010. A Comissão de Avaliação de Projetos dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, que tem como órgão gestor a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, acaba de aprovar mais um projeto de interesse das comunidades: A edição do vídeo do Seminário.

Objeto de discussão e encaminhamento nas reuniões da Câmara Temática, o projeto foi elaborado pela competente conselheira Lilian Amim, a quem agradecemos pelo empenho.

Parabéns para a Lilian e para todos nós. Veja a lista do ranking dos projetos aprovados aqui.

domingo, 6 de novembro de 2011

Inscrições on line para III Conferência Municipal de Cultura


Atenção fazedores culturais de Rio Branco, nos dias 17, 18 e 19 de novembro acontece a III Conferência Municipal de Cultura, para discutir a minuta do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos. Você que já está roendo as unhas de ansiedade pode se inscrever através deste link. Assim economiza tempo e garante sua participação com antecedência.

As inscrições on line estarão disponíveis até o meio-dia da quinta-feira, dia 17. Quem não fizer sua inscrição on line, também poderá fazê-la na hora. Para fazer sua inscrição on line é necessário que você já esteja inscrito no Cadastro Cultural do Município.

Portanto, você que sempre procurou resolver tudo do conforto do seu lar, pode entrar aqui e fazer sua inscrição para a III Conferência Municipal de Cultura. Assim, quando você chegar ao Cine Teatro Recreio dia 17, às 19h, para o Sarau de Abertura da Conferência, terá apenas que se credenciar.

Fonte: Blog do Sistema Municipal de Cultura

sábado, 22 de outubro de 2011

Edital de Tomada de Preços – IPHAN/AC

O INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - IPHAN - Autarquia Federal, vinculada ao Ministério da Cultura, por intermédio de sua Superintendência do Iphan no Acre, sediada na Rua Dom Bosco nº 186, Bairro Bosque – Rio Branco/AC, CEP: 69.909-390, fone/fax (68) 3227-9029, inscrito no CNPJ/MF sob o número 26.474.056/0041-69, torna público que fará realizar licitação na Modalidade TOMADA DE PREÇOS n.º 001/2011, do tipo melhor técnica e preço, em regime de execução indireta, por preço global, de conformidade com a Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, e alterações posteriores, e demais normas pertinentes à espécie, bem como pelas disposições contidas no presente EDITAL e seus ANEXOS, para contratação de pessoa jurídica para realizar levantamento preliminar do INRC sobre os bens e referências culturais associados ao uso ritual da ayahuasca no Estado do Acre em conformidade com a legislação cultural brasileira em vigor (Decreto-Lei nº 25/1937), por empresa com habilitação técnica pertinente ao objeto do presente, cuja abertura do certame licitatório, dar-se-á no dia 07 de novembro de 2011, às 10:00 horas, nas dependências, da SUPERINTENDENCIA DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTISTICO NACIONAL NO ACRE sediada na Rua Dom Bosco nº 186, Bairro Bosque – Rio Branco/AC, CEP: 69.909-390, fone/fax (68) 3227-9029 e para RECEBIMENTO/ABERTURA da documentação relativa à HABILITAÇÃO e PROPOSTAS, consoante disciplinado no presente instrumento.
O objeto do presente certame licitatório consiste na contratação de Pessoa Jurídica para realizar levantamento preliminar do INRC sobre os bens e referências culturais associados ao uso ritual da ayahuasca no Estado do Acre, em conformidade com a legislação cultural brasileira em vigor (Decreto lei nº 25/1937), conforme especificações constantes dos ANEXOS, integrantes do presente Edital.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prefeito assina decreto convocando a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Rio Branco

Agora já é oficial: a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Rio Branco já tem data e local confirmados! Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, todo o povo que faz, usufrui e vive cultura, tanto na área de Arte como na área de Patrimônio Cultural, estão convidados para este encontro cuja principal meta é montar o nosso Plano Municipal de Cultura. A Conferência acontece no Cine Teatro Recreio.
   
Leia Mais...no blog do Sistema Municipal de Cultura.

domingo, 25 de setembro de 2011

Sobre a tolerância e a fé

Parece que muito pouca gente já se deu conta, mas o Instituto Fé e Política vem fazendo no Acre um trabalho extraordinário. Sinceramente ainda não vi por ai outra abordagem ecumênica tão interessante e efetiva como essa. O que vejo, isso sim, são homens que continuam a matar outros homens em nome de Deus, pelo mundo a fora. Que tal prestar atenção, então?
Sábado passado, depois de terminar o artigo desta coluna, fui a mais uma reunião do Instituto Fé e Política. Ali estavam espíritas, daimistas, evangélicos e católicos. Nesta reunião, excepcionalmente, faltou o povo dos terreiros de matriz africana, mas não por nada não, apenas por problemas de agenda, porque eles também participam ativa e rotineiramente dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto.

Leia mais...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Caminhada contra a intolerância religiosa reúne milhares em Copacabana


Agência Brasil
Douglas Corrêa

Milhares de pessoas participaram hoje (18), na praia de Copacabana, da 4a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que reuniu umbandistas, candomblescistas, muçulmanos, católicos, judeus, protestantes, kardecistas, além de adeptos do Santo Daime, hare krishnas, entre outros.

O babalawo Ivanir dos Santos, representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), disse que “a intolerância é uma semente para o fascismo”. “Nós não podemos aceitar isso para uma sociedade como a brasileira, que respeita a diversidade”.

sábado, 17 de setembro de 2011

FGB diploma projetos selecionados na Lei de Incentivo à Cultura em 2011

A partir desta etapa, os proponentes poderão realizar a troca de bônus para executar seus projetos.

Encerrado na última quarta-feira, dia 14, o prazo para a entrega de documentação exigida aos projetos selecionados no Edital 2011 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, agora é a vez dos proponentes que cumpriram esta etapa serem diplomados.

Na terça-feira, dia 20, a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) realiza, às 9h no Parque Capitão Ciríaco, coletiva de imprensa para a diplomação dos projetos classificados neste edital. Na ocasião será distribuído o manual que explica o passo a passo que os proponentes deverão seguir para abrir a Conta Bancária do projeto, em até 10 dias conforme consta em edital. É importante cumprir este prazo para não perder o bônus.

Os projetos aprovados deverão ser executados no prazo máximo de um ano após a sua diplomação, sem chance de transferência de responsabilidade do proponente ou prorrogação do prazo.

O edital e seus números
Entre os projetos aprovados, foram selecionados 16 na área de Patrimônio Cultural, 28 em Esporte e Lazer, e 18 em Arte, resultando em 62 projetos que somados formam o total de R$810 mil.

A demanda supera este valor chegando a quase R$3 milhões divididos em 215 projetos, mostrando que o recurso ainda não é suficiente para atender a tantos anseios dos fazedores e produtores culturais rio-branquenses. Vale ressaltar que o recurso disponível é exclusivo para projetos realizados em Rio Branco, sendo que a capital concentra metade da população do Acre.
 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Plano Municipal de Cultura

Disponibilzamos abaixo, material de suporte para reunião extraordinária da Câmara que será realizada no próximo dia 20, a partir das 19 horas, na sala do CMPC/COMEL, sede da Fundação Garibaldi Brasil, conforme deliberado na reunião ordinária de ontem, 13.09.2011, destinado à leitura, discussão e oferecimento de propostas de alterações, se for o caso.

Os arquivos, após consolidadas as eventuais alterações e/ou sugestões, será levado à plenária da III Conferência Municipal de Cultura que será realizada no mês de outubro próximo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

3ª Conferência de Cultura de Rio Branco: É a hora de planejar!

Não dá mais pra negar: já estamos no clima da nossa 3ª Conferência de Cultura de Rio Branco! Preparem-se porque ela será realizada nos dias 20, 21 e 22 de outubro. Vale lembrar que neste ano a conferência tem uma função pra lá de especial, afinal é chegado o momento de criarmos o nosso Plano de Cultura de Rio Branco.

Mas esse processo todo já começou. Agora é hora de iniciarmos as rodas de discussão ampliadas sobre a proposta de Plano de Cultura de Rio Branco - para qualificá-la, acrescentando contribuições, e também sugestões para as metas que irão acontecer as ações ao longo dos 10 anos de vigência do Plano e suas prioridades.

Cada articulador e conselheiro é convidado a nos ajudar a difundir junto aos demais conselheiros e fazedores da cultura local (inclusive aqueles que não costumam freqüentar as reuniões das CT), para ampliarmos, o máximo possível, o conhecimento do Plano e garantirmos uma 3ª Conferência de qualidade, assim como as anteriores.

Vamos 'esquentar' as rodas de conversa? Cada um de vocês é fundamental para garantirmos a construção de políticas significativas e duradouras para a cultura de Rio Branco.

De 13 a 30 de setembro, cada Câmara Temática se reunirá na Sede dos Conselhos de Políticas Culturais e de Esporte e Lazer, no Parque Capitão Ciríaco. Confira abaixo a data da reunião da sua Câmara e não deixe de ir. Aproveite e leve aquele seu colega que também é ligado à área, mas que anda meio ausente. A opinião de todos é importante para consolidar e legitimar toda essa história.

Até lá!

13 de setembro - terça-feira
Culturas Ayahuasqueiras
Horário: 18h
Local: FGB

14 de setembro - quarta-feira
Comunidades Tradicionais/Culturas Indígenas
Horário: 8h
Local: FGB

19 de setembro - segunda-feira
Turismo
Horário: 15h
Local: FGB

20 de setembro - terça-feira
Artes Visuais
Horário: 9h
Local: FGB

Artes Cênicas
Horário: 15h
Local: FGB

21 de setembro - quarta-feira
Literatura
Horário: 10h
Local: FGB

Culturas Urbanas
Horário: 15h
Local: FGB

22 de setembro - quinta-feira
Movimento Social
Horário: 15h
Local: FGB

Culturas Populares
Hora: 18h
Local: Sala de Cinema (Cine Teatro Recreio)

23 de setembro - sexta-feira
Culturas Afrobrasileiras
Hora: 15h
Local: FGB

24 de setembro - sábado
Arte Educação
Hora: 9h
Local: FGB

Comunicação
Hora: 15 h
Local: FGB

27 de setembro - terça-feira
Produtor Cultural
Hora: 15h
Local: FGB
 

28 de setembro - quarta-feira
Artesanato
Horário: 15h
Local: FGB

29 de setembro - quinta-feira
Música
Hora: 9h
Local: FGB

Audiovisual
Horário: 15h
Local: Filmoteca Acreana (Biblioteca Pública)

30 de setembro – sexta-feira
Humanidades e Historiografia Acreana
e
Espaços de Memória
Horário: 15h
Local: FGB

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fundação Garibaldi Brasil lança edital do Fundo Municipal de Cultura deste ano

Desde 2008, o FMC fomenta projetos das áreas de Artes, Patrimônio Cultural e Esporte

Garantir a produtores, grupos e entidades, das diversas manifestações artísticas, culturais e esportivas de Rio Branco, esse é o objetivo do Fundo Municipal de Cultura. E nessa quinta-feira, 8, a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil realizou o lançamento do seu edital de 2011, na sede dos Conselhos, no Parque Capitão Ciríaco. Com recurso de R$285 mil, o edital contempla a projetos de Rio Branco nas áreas de Artes, Patrimônio Cultural e Esporte, sendo divido igualmente para cada área. “O edital é uma ‘mão na roda’ das pessoas que fazem cultura em Rio Branco. Parabéns pela qualidade do processo todo do Sistema Municipal de Cultura”, disse o ator e produtor cultural Dinho Gonçalves.

Em funcionamento desde 2008, o Fundo Municipal de Cultura é um instrumento de financiamento das políticas públicas municipais nas áreas de Arte, Esporte e Patrimônio Cultural, previsto na Lei nº. 1.676/2007, de 21 de dezembro de 2007, Lei do Sistema Municipal de Cultura. Ele tem como finalidade democratizar o acesso aos recursos disponíveis por meio de editais, definidos pela sociedade civil durante as reuniões do Conselho Municipal de Cultura, efetivando assim a transparência no processo de apoio cultural.

Foi durante a Plenária Integrada do IV Fórum Setorial de Arte e Patrimônio Cultural e III Fórum Setorial de Esporte, realizado no dia 3 de agosto de 2011, no Cine Teatro Recreio, que os conselheiros se reuniram para definir o edital do Fundo Municipal de Cultura que lançado no ano de 2011. “O Fórum que definiu esse edital teve participação expressiva da sociedade, mostrando bem como é o nosso processo.”, analisou Eurilinda Figueiredo, diretora-presidente da FGB.


De acordo com decisão definida pelos conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (COMEL), o teto para os valores de cada projeto variam de acordo com a área e a sua natureza. Em Arte, os projetos nas naturezas de Formação, Produção, Circulação, Intercâmbio e Manutenção de Grupos e Entidades podem chegar a R$ 15 mil, e R$ 5 mil para Pequenos Apoios. Já em Patrimônio Cultural, a natureza de Eventos (ações integradas) vai até R$ 15 mil, para Formação e Produção o teto é de R$ 10 mil, e para Pequenos Apoios chega a R$ 5 mil. Em Esporte, os projetos de Formação, Produção, Circulação, Intercâmbio e Manutenção de Grupos e Entidades têm o teto R$ 5 mil, e de R$ 2,5 mil para Pequenos Apoios.

Os projetos devem ser apresentados de 15 de setembro de 2011 a 4 de outubro de 2011, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Garibaldi Brasil. O edital e os formulários podem ser encontrados na Fundação Garibaldi Brasil, no site da prefeitura (http://www.riobranco.ac.gov.br) ou clicando aqui.

Conheça as naturezas dos projetos por área
Arte: Formação, Produção, Circulação, Intercâmbio, Manutenção de Grupos e Entidades e Pequenos Apoios.
Patrimônio Cultural: Formação, Produção, Pequenos Apoios e Eventos (Ações Integradas).
Esporte e Lazer: Formação, Produção, Circulação, Intercâmbio, Manutenção de Grupos e Entidades e Pequenos Apoios.

Quem pode participar?
Para apresentar projeto a este edital o proponente deverá estar inscrito no Cadastro Cultural do Município de Rio Branco (CCM) até o dia 14 de setembro de 2011, e adimplente junto aos Mecanismos de Financiamento do SMC.

Edital 2011
 

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

História, política e cultura: o caso do Acre

Alunos participantes das ações formativas do ODC e interessados em geral tiveram a oportunidade de conhecer e discutir o contexto político e cultural de uma realidade geograficamente distante do centro do país, porém, bem viva e presente diante das novas aspirações para o cenário da política cultural.

O quarteto formado pelos acreanos Eurilinda Figueiredo, presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil – FGB; Aretuza Bandeira, historiadora e gestora cultural da FGB; Giselle Lucena, jornalista e integrante do ODC; e pelo indígena Daniel Iberê, cientista político e conselheiro de cultura de Rio Branco, apresentaram uma brevíssima história do Acre, contextualizando o palco de encantamentos, imaginários, lutas, resistências e linguagens artísticas que compõem aquele lugar.

“Vivemos na história do Acre, longos momentos de conflitos para afirmação das identidades locais. Por isso, há um movimento muito forte de auto-afirmação que estão impressas nas mais diversas manifestações artísticas e nas expressões do patrimônio cultural do Acre”, explicou Eurilinda Figueiredo.

O Acre foi o último Estado a ser anexado ao Brasil. Antes disso, enfrentou várias décadas de confrontos com os países vizinhos e com o próprio Brasil, até ser constituído como um estado brasileiro, reconhecimento que, em 2012, vai completar apenas 50 anos. “O tempo do Acre é um tempo das contestações: temos o momento das ditaduras e lutas; temos o tempo dos indígenas isolados e, ao mesmo tempo, as pontes modernas no centro da cidade; temos, ainda, o tempo do jacaré que passa na rua”, explicou Daniel Iberê, cientista social e conselheiro de cultura de Rio Branco, diante das tantas perguntas a respeito da vida na floresta e dos povos nativos da região.

Continue lendo no Blog do Sistema Municipal de Cultura.

Postado originalmente no site do Observatório da Diversidade Cultural (ODC)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Seminário discute ensino religioso nas escolas

Escrito por Leandro Chaves - leandrochaves@pagina20.com.br  - 25-Ago-2011 
Representantes das principais crenças debatem o respeito à diversidade religiosa na educação escolar.
Com forte influência cristã, principalmente voltada ao catolicismo, o ensino religioso nas escolas acreanas será tema de seminário realizado amanhã, em Rio Branco. “Estado Laico e Ensino Religioso nas Escolas”, promovido pelo Instituto Ecumênico Fé e Política (IEFP), ocorre a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). mais...

Lista dos projetos aprovados no Edital 2011 - Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Rio Branco

Clique nas imagens para ampliar

  

sábado, 13 de agosto de 2011

A Cultura do norte se reúne

Serão dias de muita conversa para apontar as direções das políticas públicas da área para nossa região.
Quem lê essa coluna não deve saber ainda, mas agora vamos contar: nos dias 15 e 16 de agosto acontece o II Encontro do Fórum dos Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte, lá no Cine Teatro Recreio. É a primeira vez que o evento é realizado em Rio Branco e receberá, como diz o nome, os secretários e assessores de cultura das capitais nortistas.

Além deles, tem outra ‘ruma’ de gente que vem: representantes do Ministério da Cultura (MinC), dos Conselhos de Cultura de Rio Branco e do Acre, de instituições, estudiosos da cultura e gestores de outras áreas da administração pública. Bem, dito isto dá para ver que não se trata de “coisa pouca”. Mas afinal de contas, pra quê serve esse encontro?

Antes de tudo, voltemos para o primeiro desses encontros, aquele que foi feito em Manaus. Lá, o objetivo principal foi debater as especificidades de cada capital e encontrar formas eficientes de reforçar as ações culturais das cidades em nossa região. Outra questão bastante comentada nesta ocasião foi a criação de um intercâmbio entre estas cidades, estabelecendo uma interlocução melhor com o MinC em prol das necessidades comuns das capitais do Norte. Disso tudo saiu a “Carta de Manaus”, documento que nasceu para pactuar tudo isso.

O objetivo deste segundo encontro é identificar e consolidar prioridades de gestão pertinentes aos interesses comuns, tendo em vista o fortalecimento das políticas culturais da Região Norte. Entre essas prioridades estão questões como o "Custo Amazônico" - fator que onera as iniciativas culturais devido a questões geográficas e logísticas da região -, Economia Criativa, Sistema Nacional de Cultura, Sistemas de Informação e Indicadores Culturais, Diversidade Cultural e Criatividade.

Os problemas, aflições, anseios e desafios dos órgãos responsáveis pela cultura nas capitais da Região Norte são parecidos. Na busca pela melhoria deste cenário, cabe aqui aquele velho jargão “a união faz a força”, pois a reunião de representantes da cultura nortista representa que a região está mais organizada e pronta para maiores investimentos do governo federal. É o grito de “nós existimos”!

Apresentando o quanto já crescemos e debatendo quais trilhas devemos seguir para consolidar as políticas públicas para a cultura, este encontro já mostra a que veio. Vale ressaltar que está é apenas uma etapa, pois logo em seguida vem o Fórum dos Gestores de Cultura das Capitais do Brasil. São as cidades, que atuam mais diretamente com a população, mostrando força.

Que cheguem logo os dias desse evento, porque a ansiedade é grande!

Ah, e antes que nos esqueçamos: o encontro é uma realização da Rede Acreana de Cultura (formada por FGB, FEM, IPHAN/AC, MINC/AC, SEBRAE/AC, SESC/AC e SESI/AC), em parceira com a Prefeitura Municipal de Rio Branco e Fórum dos Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte.
 
Postado originalmente no Blog do Sistema Municipal de Cultura.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Via Verde Shopping implanta Ecoteca e inicia plano de manejo da APA Irineu Serra

Medidas fazem parte do licencimento ambiental do empreendimento, que entra em fase final.

O licenciamento ambiental do Via Verde Shopping entra em sua fase final com a assinatura do termo de compromisso de implantação de dois projetos de mitigação dos impactos do empreendimento, localizado em região vizinha à área de proteção ambiental. O Via Verde irá implantar, em caráter imediato, uma Ecoteca na escola Francisco Bacurau, no bairro Mauro Bittar e, a partir de definição do Conselho Municipal de Desenovlvimento Ambiental (Condema), dar início à construção do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA)  Raimundo Irineu Serra. Mais... Site da Prefeitura Municipal de Rio Branco.

sábado, 6 de agosto de 2011

Estrela da minha vida

A segunda edição do livro Estrela da Minha Vida, do escritor Edson Lodi, chega com novas crônicas, além de projeto gráfico inteiramente novo, em que sobressaem os desenhos – poemas em bico-de-pena – de Ricardo de Deus.

As novas histórias mantêm o mesmo tom poético, buscando no tear da memória os fios, os laços que compõem a construção da cultura caianinha.

Florestas, árvores, rios ou mesmo um pequeno avião, o Skylane, tornam-se personagens de um mundo fascinante que precisa ser conhecido e reconhecido em sua essência – delicadezas que, de tão simples, poderiam passar despercebidas ao olhar menos atento.

O capítulo “Antônio Gabriel, um homem de coragem” ganha novos contornos e o leitor certamente se sentirá mais próximo do universo de encantamento da infância de Antônio Gabriel e seus irmãos – entre eles, Mestre Gabriel – nos sertões da Fazenda Pedra Nova.

Um registro de saudade e gratidão é incorporado à nova edição na forma da homenagem prestada ao mestre Antônio Gabriel, falecido recentemente. Nessa crônica, chamada Amor de longe, é contada a história de um sonho, riquíssimo em imagens e símbolos – visão a amenizar a dor pela ausência física de um querido amigo –, história desvelada em linhas de finíssima e tocante poesia.

É, portanto, um novo livro, e merece a leitura atenta e sensível de todos os que buscam conhecer e compreender a origem de simplicidade e fraternidade de Mestre Gabriel e sua família, sentimentos que se espalham pelas crônicas de viagem do autor e enriquecem suas experiências singulares no envolvimento com essa obra – a religião fundada nas florestas da Amazônia.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

IV Fórum Setorial Integrado

FGB realiza amanhã o IV Fórum Setorial Integrado das áreas de Arte, Esporte e Patrimônio Cultural.
 
“Prontos para levantar os seus crachás, conselheiros?”. Quem faz parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e Conselho Municipal de Esporte e Lazer (COMEL) já está acostumado com a pergunta do começo deste texto. E já tem data para ouvir outra vez: nesta quarta-feira, dia 3, a partir das 17h, no Cine Teatro Recreio, acontece o IV Fórum Setorial Integrado de Arte, Patrimônio Cultural e Esporte. Trata-se do segundo Fórum realizado em caráter extraordinário em 2011.

Para este fórum, as pautas se dividem em assuntos pertinentes para as três áreas e assuntos específicos – no caso para Arte e Patrimônio Cultural. Naturezas de projetos para o Edital 2011 do Fundo Municipal de Cultura e eleições de representantes das Comissões Executivas estão entre os tópicos a serem decididos.

A pauta geral para todos os conselheiros presentes diz respeito à mudança do Artigo 45 do Regimento Interno. Questões referentes ao quórum dos fóruns setoriais serão abordadas neste momento. Em seguida o Fórum se divide e os conselheiros deliberam sobre temas apenas de suas áreas de atuação. Confira abaixo o que Arte, Patrimônio Cultural e Esporte têm como pauta:

ARTE
1. Eleição de dois membros para a Comissão Executiva de Cultura, um titular e um suplente, em substituição de Antônio Júnior Uchôa e José Américo Gomes da Silva
2. Edital 2011 do FMC: definição de Naturezas e definição de limite de recursos por natureza.
3. Indicação de nomes para compor a Comissão de Avaliação – FMC

PATRIMÔNIO CULTURAL
1. Eleição de três membros para a Comissão Executiva, um titular e dois suplentes, em substituição de Jyalha Magda Almeida Tomaz, Alexandre Nunes e Francisca Viana de Araújo
2. Edital 2011 do FMC: definição de Naturezas e definição de limite de recursos por natureza.
3. Indicação de nomes para compor a Comissão de Avaliação – FMC

ESPORTE
1. Homologação da COEX
2. Edital 2011 do FMC: definição de Naturezas e definição de limite de recursos por natureza.
3. Indicação de nomes para compor a Comissão de Avaliação - FMC

Vale lembrar que, seguindo o que determina o Regimento Interno, só terão direito a voto os conselheiros que participaram de instâncias do CMPC e COMEL por três vezes consecutivas ou cinco vezes de maneira alternada. Porém, todo conselheiro tem direito a voz, podendo participar com proposições ou tirando dúvidas.

Quer saber mais?
Telefone: 3224-2503
Twitter: @fgbculturarb

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Adendo II - Lei Municipal de Incentivos à Cultura


LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA, AO DESPORTO, PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO – LEI Nº 1.324/99

EDITAL 1/2011

ADENDO II


A Diretora Presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, Eurilinda Maria Gomes de Figueiredo, por meio do presente instrumento torna pública a inclusão do Item 24 ao Edital 2011 da Lei nº 1.324/99.

24. Da Impugnação:

24.1. Os pedidos de impugnação do Edital 2011 podem ser feitos por um proponente participante do certame ou por qualquer cidadão.

24.2. O pedido de impugnação deve ser encaminhado ao Gabinete da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, direcionado à Instância de Recurso constituída no âmbito do III Fórum Setorial Integrado, I Extraordinário, do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC e do Conselho Municipal de Esporte e Lazer – COMEL, realizado no dia 19 de julho de 2011.

24.3. Os pedidos poderão ser feitos até o dia 29 de julho, data que antecede a abertura dos envelopes de habilitação pelas Comissões de Avaliação de Projetos.

24.4. Os pedidos de impugnação serão respondidos no prazo de três dias úteis, contados a partir do prazo final para o recebimento.

Rio Branco, 20 de julho de 2011.

Eurilinda Maria Gomes Figueiredo
Diretora Presidente
Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Anel Viário Irineu Serra

 Texto escrito pelo Dr. Jair Facundes, Juiz Federal. Fala sobre meio ambiente, política, cidadania e desenvolvimento urbano.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Moradores do Irineu Serra querem proibir passagem de caminhões

Lixo nas margens da estrada, ocupação urbana desordenada, tráfego intenso de caminhões e carretas e incêndios. Estes são alguns dos problemas enfrentados pela comunidade Alto Santo, instalada na Estrada Irineu Serra há mais de 70 anos. Nesta semana, moradores abriram uma vala na via de acesso à Área de Proteção Ambiental (APA) Raimundo Irineu Serra para impedir a passagem de caminhões carregados de madeira e gado.
Leia mais em A Gazeta.

terça-feira, 19 de julho de 2011

No Acre, como se fosse a primeira vez

Por Edson Lodi
Abro os olhos no salão do bailado do centro fundado por mestre Raimundo Irineu Serra. Vejo homens, mulheres, jovens e algumas crianças a cantar, a tocar maracá e a bailar com o corpo e com o espírito iluminado pela luz do Daime. Tudo é tão singelo e ao mesmo tempo tão sério que tenho a impressão de que retorno a um tempo imemorial, em que Deus ensinava pela música e pelo movimento das verdes palmeiras tocadas pela brisa serena.

Do outro lado do salão, uma senhora observa a tudo e a todos. Semblante calmo e olhar profundo. Talvez tenha saudades das noites em que os maracás também soavam e de mestre Irineu, seu esposo e guia espiritual; que, mesmo sendo tão alto, tinha a missão mais elevada ainda. Leia mais no Blog do Altino Machado.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Era verde, meu Reino...

APARIS

APARIS

Enquanto isto, pertinho dali, prestava-se merecidas homenagens a Dignitária do CICLU-Alto Santo, Peregrina Gomes Serra, pela passagem de seu aniversário.

Mestre Conselheiro Antonio Geraldo da Silva, 11 anos de sua passagem

O Centro Espírita Daniel Pereira de Mattos, por seu presidente Antonio Geraldo Filho, convida a todos para o trabalho em homenagem ao 11º ano de passagem do Mestre Conselheiro Antonio Geraldo da Silva, que será realizado na colônia da Comunidade no próximo dia 29 de julho. Vejam o convite.

50 anos da UDV

Moisés Diniz: Ayahuasca

Utilizar ayahuasca na Amazônia é beber do próprio poço de nossa ancestralidade e da magia que representa a nossa milenar resistência.
O líder do governo na Aleac, deputado Moisés Diniz (PCdoB), foi um dos parlamentares que fez o uso da tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 12, durante sessão solene em alusão aos 50 anos da União do Vegetal. Em seu pronunciamento Moisés explicou que o termo Ayahuasca é de origem quéchua e significa “vinho das almas” ou “cipó dos mortos”.

“Designa o chá feito pelo cozimento de duas plantas originárias da floresta amazônica: o cipó jagube ou mariri (Banisteriopsis Caapi) e as folhas da rainha ou chacrona (Psychotria Viridis)”.

Boletim Cultura RB nº 09, de 14.07.2011

Olá, Conselheiros e Conselheiras!

A Edição 09 do nosso Boletim Virtual vem recheada de informações importantes para todos. 
Primeiro convidamos vocês a participarem do III Fórum Setorial Integrado, para discutir o edital do Fundo Municipal de Cultura 2011. 

E trazemos informações sobre o novo Edital da Lei de Incentivo à Cultura.

Boa leitura! 
Até a próxima. 
Setor de Comunicação da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil
Helder Cavalcante Jr - (68)9975-3634
Emanuelly Falqueto - (68)9202-2275
Telefone: 3224-7941

E-mail:
fgb.comunicacao@gmail.com
http://culturarb.blogspot.com
http://twitter.com/fgbculturarb