24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

domingo, 11 de novembro de 2012

I Fórum Setorial de Culturas Ayahuasqueiras discutirá políticas públicas

A Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras em parceria com a Fundação de Cultura Garibaldi Brasil realizam nesta sexta-feira, 9, e sábado, 10, o I Fórum Setorial de Culturas Ayahuasqueiras, no Centro de Iluminação Cristã Luz Universal – Ciclo-Midã, no bairro Irineu Serra.

Para quem ainda não está familiarizado com o assunto, as Culturas Ayahuasqueiras são formadas por três linhas religiosas fundadas em Rio Branco na década de 30 e que fazem uso ritual da bebida ayahuasca.
MESTRE Irineu

Já a Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras faz parte do Conselho Municipal de Políticas Públicas do município. Criada em 2008 por membros dessas comunidades, busca avançar o debate com relação às políticas públicas voltadas ao seguimento.

O objetivo dos organizadores do evento é retomar e atualizar as discussões do Seminário Comunidades Tradicionais da Ayahuasca – Construindo Políticas Públicas para o Acre, realizado em abril de 2010. Para tanto a programação foi estruturada a partir de temas referentes ao andamento das políticas publicas voltadas a esses grupos e sua relação com a sociedade mais abrangente.
DANIEL Pereira de Mattos

O cerimonial de abertura, previsto para acontecer às 19h, vai contar com a presença dos dirigentes e associados, bem como de autoridades, gestores públicos e parlamentares. Após as falas iniciais serão exibidos o vídeo do seminário de 2010, além de outros cinco trabalhos produzidos por concluintes do curso de audiovisual referente ao Projeto Agente Cultural das Comunidades Ayahuasqueiras II.

No sábado a programação acontece durante todo dia com mesas de discussões, debates e intervenções artísticas.

Para participar do fórum basta preencher uma ficha de inscrição disponibilizada nos centros filiados e também via online nos seguintes endereços:

http://camaratematicaayahuasca.blogspot.com.br/
http://culturarb.blogspot.com.br/

O Ciclu-Midã fica localizado na rua Antônio Gomes, 104-Irineu Serra.

Um pouco de história acreana

As chamadas Culturas Ayahuasqueiras englobam as três linhas religiosas tradicionais originárias de Rio Branco: Santo Daime, Barquinha e UDV. Caracterizadas pelo uso ritual de uma beberagem amazônica milenar conhecida popularmente por ayahuasca, fazem parte do diversificado arcabouço cultural do povo acreano.
JOSÉ Gabriel da Costa

A história dessas comunidades começou ainda durante o processo de povoamento do estado do Acre, quando com o advento do Ciclo da Borracha levas de nordestinos desembarcavam na região para trabalhar na produção do látex, mesclando sua bagagem cultural, fincada em um catolicismo popular, ao universo nativo permeado pelo uso ritualístico de plantas regionais, entre elas o jagube e a chacrona que são usadas na feitura da ayahuasca.

A partir dessa junção cultural surgem em Rio Branco a Doutrina do Santo daime, fundada pelo maranhense Raimundo Irineu Serra na década de 30; a Barquinha cuja fundação, em 1945, também se deve a outro maranhense, Daniel Pereira de Mattos; e finalmente a União do Vegetal (UDV) fundada em 1970 por José Gabriel da Costa, um baiano de Feira de Santana.

Fonte: Página20.Net

Veja também publicação sobre o assunto no AC24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.