24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

I Fórum Cultural de Culturas Ayahuasqueiras discutirá políticas públicas

Por Cristiane Albuquerque (Assessoria FGB)


A Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras, em parceria com a Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, realiza nesta sexta-feira, 9, e sábado, 10, o I Fórum Setorial de Culturas Ayahuasqueiras, no Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu-Midã), no bairro Irineu Serra.

O objetivo dos organizadores do evento é atualizar as discussões do “Seminário das Comunidades Tradicionais da Ayahuasca – Construindo Políticas Públicas para o Acre”, realizado em abril de 2010. Para tanto, a programação foi estruturada a partir de temas referentes ao andamento das políticas públicas voltadas a esses grupos e sua relação com a sociedade.

As Culturas Ayahuasqueiras Tradicionais são formadas pelas linhas religiosas que fazem uso ritual da ayahuasca, como União do Vegetal (UDV), originária de Rondônia, e Daime e Barquinha, de Rio Branco, além de várias etnias indígenas do estado.

A Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras faz parte do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Rio Branco. Criada em 2008 por membros de suas comunidades, busca avançar o debate com relação às políticas públicas voltadas ao seguimento.

O cerimonial de abertura, previsto para acontecer às 19h de sexta-feira, contará com a presença dos dirigentes e associados, bem como de autoridades, gestores públicos das esferas municipal, estadual e federal. Após as falas iniciais será exibido o vídeo do seminário de 2010, além de outros cinco trabalhos produzidos por concluintes do Curso de Audiovisual referente ao Projeto Agente Cultural das Comunidades Ayahuasqueiras II.

Durante o sábado, a programação segue com mesas de discussões, debates e intervenções artísticas.

Para participar do Fórum basta preencher a ficha de inscrição disponibilizada nos centros filiados e também via online nos seguintes endereços:

http://camaratematicaayahuasca.blogspot.com.br/

http://culturarb.blogspot.com.br/

O Ciclu -Midã fica localizado na Rua Antônio Gomes, 104-Irineu Serra.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Vejam mais publicação a respeito do Fórum: Jornal A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.