24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

No Dia da Amazônia, Prefeitura inaugura sede da APA do Irineu Serra

“Em tudo o que fazemos na prefeitura, colocamos sempre o meio ambiente como prioridade”, afirma Marcus Alexandre/Foto: Assessoria
“Em tudo o que fazemos na prefeitura, colocamos sempre o meio ambiente como prioridade”,
afirma Marcus Alexandre/Foto: Assessoria


A sede é uma reivindicação antiga da comunidade, que a partir de agora vai garantir a presença permanente da prefeitura através da Semeia
A sede é uma reivindicação antiga da comunidade, que a partir de
agora vai garantir a presença permanente da prefeitura através da Semeia.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, foi até o bairro Irineu Serra no Dia da Amazônia para entregar à comunidade a sede do escritório técnico da Área de Proteção Ambiental (APA) do bairro, a APARIS. A sede é uma reivindicação antiga da comunidade, que a partir de agora vai garantir a presença permanente da prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiental (Semeia).

Da solenidade da entrega da sede do escritório participaram o ex-prefeito Raimundo Angelim, o secretário estadual de Meio Ambiente, Edgard de Deus, a secretária municipal de Meio Ambiente, Sílvia Brilhante, os vereadores Fernando Martins e Gabriel Forneck, ativistas ambientais, além de diversas lideranças comunitárias do Irineu Serra.

Ao entregar a sede da APA, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, fez questão de destacar o trabalho de limpeza dos bairros que, através da ação de inverno, que iniciou no dia dois de janeiro e se estendeu até o final do mês de maio, quando foram recolhidos 50 mil toneladas de entulhos.

O prefeito destacou ainda a importância que o meio ambiente tem para a gestão municipal. “Em tudo o que fazemos na prefeitura, colocamos sempre o meio ambiente como prioridade”, afirma.

Além da APA do Irineu Serra, em Rio Branco existem duas outras áreas de proteção ambiental, do São Francisco e a do Amapá. “Com a inauguração desta sede da APA aqui no Irineu Serra, estamos cumprindo mais um compromisso com a comunidade”, afirmou.

No âmbito do Programa de Proteção e Controle da APA foram instaladas 74 placas (pórtico de entrada, de advertência, e de indicação) além de placas de regulamentação do trânsito. Na cerimônia de inauguração será dada posse aos conselheiros da APARIS para o biênio 2013/2014 e apresentada à equipe técnica que atuará na Área de Proteção Ambiental (APA).

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Rio Branco, Silvia Brilhante, três pessoas já foram contratadas para atuar no escritório, também denominado ´Sede da APA´. “Instalar a sede traz celeridade ao serviço de fiscalização e ao atendimento às demandas da comunidade, mas principalmente cumpre o Plano de Gestão da APA”, disse Silvia.

O prefeito Marcus Alexandre destacou que a sede da APA, embora simples, mas que a equipe que vai trabalhar fará de todo o coração. “Nossa missão é cuidar da cidade e garantir a presença da prefeitura é a melhor maneira de mostrar que a importância que a APA possui”, afirmou.

Gestão é integrada e compartilhada

Ainda durante o ato de inauguração da sede, foram premiados os vencedores do Concurso de Desenho da logomarca da APARIS promovido pelo Conselho Deliberativo.

A Semeia lembra que para a definição dos ganhadores foi elaborado um edital que definiu as regras do concurso e os critérios para avaliação, dentre eles, fidelidade ao tema proposto, criatividade, originalidade e ineditismo. Os desenhos foram avaliados por uma comissão formada por membros do Conselho e da SEMEIA, órgão gestor da APA.

O concurso teve os seguintes vencedores: em 1º lugar ficou Sônia da Cruz Araújo, 2º lugar: Marcos Gomes de Araújo e 3º lugar: Maria Inês Duarte Santiago. Esta ação faz parte de uma série de medidas adotadas pelo Prefeito Marcus Alexandre para fortalecer o processo de gestão da unidade.

A ação coordenada pela Semeia integra um trabalho de parceria de diversos órgãos municipais, entre eles: Semsur, SEOP, SMDGU, Defesa Civil, Casa Civil, Gabinete Militar, Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS).

Fonte: ContilNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.