24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Poema Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.
 
Carlos Drummond de Andrade

sábado, 28 de maio de 2011

Rituais do Santo Daime: uma viagem que não é para todos

Utilizado há séculos pelos índios e transformado em religião pelos desbravadores da região amazônica, o chá de ayahuasca, mais conhecido como chá do Santo Daime, voltou à tona após o assassinato do cartunista Glauco, dirigente de um grupo ligado à doutrina, e de seu filho. O universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, que confessou o crime, estaria numa espécie de surto psicótico, causado pelo uso de drogas. Ele era discípulo da seita e já havia tomado o chá várias vezes.

Não há certeza, ainda, se o chá ajudou a desencadear a fúria do jovem. Mas os próprios adeptos reconhecem que há riscos. No Daime, uma máxima diz que o chá é para todos, mas nem todos são para o chá. "De fato, os riscos do chá são mais psicológicos do que fisiológicos. Há casos de surtos psicóticos, principalmente em quem tem alguma predisposição", relata o especialista na farmacologia da ayahuasca Rafael Guimarães dos Santos, que já sentiu na pele esses efeitos. Ele desenvolve uma tese de doutorado sobre o assunto e deixou a religião, mas continua a defender a liberdade de culto.

O uso do chá é autorizado pela legislação brasileira, em média, a cada 15 dias, desde que exclusivamente dentro dos rituais religiosos. As religiões ayahuasqueiras têm o aval do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), que descartou a hipótese de dependência e prejuízos a longo prazo. Leia mais, aqui

Pesquisas testam potencial benefício da ayahuasca contra depressão e dependência

Cristina Almeida,
Especial para UOL Ciência e Saúde
Cepa da alma. Este é o significado etimológico do nome dado à bebida obtida da fervura das plantas Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis, a ayahuasca, ou hoasca, também conhecida como chá do Santo Daime. Permitida apenas em cerimônias religiosas, o composto tem sido alvo de pesquisas e pode vir a ser útil para o tratamento da depressão e até da dependência química.
 
O psiquiatra Jaime Hallak, professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) - Ribeirão Preto afirma que, apesar desse grande potencial, o que existe de concreto no momento são estudos preliminares que evidenciam alguns benefícios à saúde. “Os modelos experimentais com animais e os relatos esporádicos com humanos sugerem indicações como antidepressivo e ansiolítico". mais...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Boletim Cultura RB nº 05, de 26.05.2011

O Boletim Virtual " Cultura RB" chega a sua quinta edição. Neste Boletim vocês vão encontrar os números do Edital 2011 da Lei de Incentivo à Cultura, informações sobre o seminário que está acontecendo para inclusão da Ayahuasca no Inventário Nacional de Referências Culturais. E com orgulho todo o especial informamos, o SMEL será apresentado para os prefeitos dos 22 municípios do Acre.
  
Aproveitem e aguardem a próxima semana do nosso Boletim Virtual "Cultura RB". 
Para enviar sugestões e/ou dúvidas, basta entrar em contato conosco por este email, ou pelo telefone 3224-7941.
Setor de Comunicação da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil

Helder Cavalcante Jr - (68)9975-3634
Emanuelly Falqueto - (68)9202-2275
Telefone: 3224-7941

E-mail:
fgb.comunicacao@gmail.com
http://culturarb.blogspot.com
http://twitter.com/fgbculturarb

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Comitê Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

O Comitê de Igualdade Racial é uma articulação de órgãos da Prefeitura Municipal de Rio Branco, que tem como objetivo propor, articular, planejar e avaliar as atividades voltadas à produção de conhecimento sobre a diversidade da trajetória histórica da população africana e afro-descendente na Amazônia e no Brasil, assim como planejar e avaliar várias atividades executadas pela Prefeitura.
 
Embora o Comitê ainda não tenha sido formalizado por decreto do Prefeito, já vem realizando reuniões com os órgãos envolvidos, representados pelos seguintes membros:
 
I – Secretaria Municipal de Governo e Articulação Institucional – SEGOV

Titular: Lúcia Maria Ribeiro de Lima
Suplente: Evandro Luzia Teixeira
 
II – Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social – SEMCAS
Titular: Anderson Bryan Miranda de Lima
Suplente: Hellen Alline de Araújo Fidélis
 
III – Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Rucilene Félix Bernardo
Suplente: Rafaela Chagas Pereira de Carvalho
 
IV – Secretaria Municipal de Educação
Titular: Jairo Antonio Marques Nogueira
Suplente: Vanúcia Nunes Valente Calixto
 
V – Coordenadoria Municipal da Mulher
Titular: Raquel Lima da Silva
Suplente: Maria do Socorro Silva Dagnoni
 
VI – Coordenadoria Municipal de Juventude
Titular: Temyllis Lima da Silva
Suplente: Everton Bastos de Lima
 
VII - Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil
Titular: Eduardo Di Deus
Suplente: Eurilinda Maria Gomes Figueiredo
 
A reunião prevista para o próximo dia 27, na Ufac, com promoção do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Acre, foi cancelada pela organização.
 
O evento serviria para mobilizar um maior número de pesquisadores, alunos, militantes dos movimentos sociais com vistas à mobilização em torno do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da UFAC, voltado à produção de conhecimento sobre a diversidade da trajetória histórica da população africana e afro-descendente na Amazônia e no Brasil, com o tema: Estatuto da Igualdade Racial e Políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Públicas Brasileiras, palestrante Edson Santos, Deputado Federal PT-RJ, ex-Ministro da Igualdade Racial.
 
Ainda não foi divulgada nova data para realização do evento.

terça-feira, 24 de maio de 2011

UDV - II Encontro do Plantio da CEBUV - 7ª Região

Disponibilizamos abaixo, programação do II Encontro do Plantio de Mariri, Chacrona e Lenha da 7ª região, que será promovido pelos Núcleos da UDV em Rio Branco, em parceria com a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.
Conheça a programação, aqui

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Arraiá do Alto Santo

Escrito por Toinho Alves
Jornal Página 20 - 22-Mai-2011 
 
Tem coisas que o tempo leva... mas um dia traz de volta. Só os que têm mais de 50 anos de idade podem lembrar com nitidez os grandes arraiais da cidade de Rio Branco, no tempo em que se colocavam cadeiras na beira da rua para a conversa de vizinhos, quando a usina apagava a luz antes da meia noite e a Difusora saía do ar. O tempo das grandes friagens no início do verão amazônico. Os que hoje são “antigos” ainda lembram dos mais antigos e seus costumes trazidos do Nordeste. No meio de tudo, a festa: o arraial e a quadrilha com mungangos de caipira, o forró e o mungunzá, a fogueira e o foguetório. E o namoro com promessas e simpatias mode dar em casamento.
 
Longe da cidade, lá pras bandas da Custódio Freire, onde a rural willys e o jeep só entravam no verão, o povo do Mestre Irineu fazia um dos arraiais mais animados. Ia gente da cidade toda, que a comunidade do Alto Santo era muito conhecida e freqüentada. Alto Santo porque era um lugar elevado, nas terras altas depois do igarapé São Francisco, abreviação do nome “Alto Santa Cruz” que o Mestre Irineu tinha dado para rebatizar a antiga Colocação Espalhado do grande Seringal Empresa...Continue lendo, aqui.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

30º aniversário do Núcleo João Lango Moura

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Núcleo João Lango Moura, tem a alegria de convidar Vossa Senhoria para participar das festividades em comemoração ao 30º aniversário de criação do Núcleo, que acontecerá no dia 21 de maio de 2011, com a seguinte programação:
 
12:00 horas - hasteamento das bandeiras
12:30 horas - Almiço festivo
20:00 horas - Sessão
 
No dia 22 de maio, como parte das comemorações dos 30 anos do Núcleo e dos 50 anos da UDV, haverá a seguinte programação:
 
08:00 horas - Toneiro de futebol (times da irmandade e convidados)
12:00 horas - Almoço beneficente e sorteio da ação entre amigos
15:00 horas - Partida final do toneio e premiação dos campeões.
 
José Roberto da Silva Barbosa
Mestre Representante
 
Antonio Ferreira Gomes
Presidente

Fundamentalismo

"Fundamentalismo está presente em cada um de nós cada vez que achamos que toda verdade está dentro de nossa cabeça."
 
Fala do sr. Manoel Pacífico
Secretário Geral do Instituto Ecumênico Fé e Política, na reunião ordinária da CT que aconteceu ontem.

Reuniões Técnicas com o DPI/IPHAN

O Superintendente do IPHAN no Acre, Deyvesson Israel Alves Gusmão, convidas a todos para as reuniões com técnicos do Instituto, programadas para os próximos  dias 26 e 27 de maio.

As reuniões serão destinadas a apresentação da Política de Patrimônio Imaterial do IPHAN, metodologia INRC e Inventário da Ayahuasca.

Veja programação completa, aqui

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ayahuasca e Patrimônio Imaterial

Compartilhamos com todos apresentação feita por Deyvesson Israel Alves Gusmão da Superintendência do IPHAN no Acre, durante a semana dos Museus ocorrida na segunda-feira dia 19 de maio, na Biblioteca da Floresta, com o título "Ayahuasca como Patrimônio Cultural?" clique aqui.

sábado, 14 de maio de 2011

Entendendo o Cooperativismo

Cooperativismo é uma doutrina do cooperar voluntário e organizado entre pessoas,
 fudamentado em princípios e valores éticos e sociais, para a realização de um empreendimento 
econômico e social coletivo e autogestionário, de proveito e benefícios comuns”.
(Prof. Ildegardo Rosa Santos)
 
"Minha família aprendeu com o cooperativismo que 'quando a gente fica junto
a gente fica forte', e podemos transformar problemas em oportunidades."
(Salete Mazzarão Guietti, esposa do cooperado Carlos Alberto Guietti
Cocamar - Unidade de Jussara)

Apesar do tema não ter sido objeto de discussão no âmbito da Câmara Temática, mas por tratar-se de assunto de interesse das pessoas dos diversos Centros que a congrega, divulgamos aqui a reunião ocorrida na manhã deste sábado, 14.05.2011, na igreja do Centro Espírita e Culto de Oração, Casa de Jesus - Fonte de Luz (Barquinha do Francisco Hipólito), um encontro/palestra sobre Cooperativismo proferida por representante do Sisccop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre.
  
Ainda que o conteúdo da reunião não tenha se dado com a abordagem no foco desejado, devido a impedimento do palestrante titular, serviu para um melhor entendimento desta forma de organização e contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas dos Centros do Alto Santo e Barquinhas do Francisco Hipólito, Madrinha Chica e Antonio Geraldo, além do senhor Manoel Pacífico, representando a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios e Secretário Geral do Instituto Ecumênico Fé e Política.
  
A propósito, leiam um artigo sobre o Instituto, divulgado no Blog Verbo de Ligação, editado pela Onides Bonaccorsi Queiroz, com o título Onde cabem todos.

Algumas imágens do encontro.
 
 
Em breve, outras informações sobre o assunto.

Arraiá do Alto Santo

Clique na imagem para amplia-la
Este ano vai ter arraial no Alto Santo. A casa de Mestre Irineu e Madrinha Peregrina vai mais uma vez reunir toda a comunidade em três dias de festa. Como nos bons tempos antigos vai ter quadrilha, comida, brincadeira, bingo, leilão, todas as atrações de um arraial tradicional, além de novas atrações artísticas e shows de música.
 
O Arraiá do Alto Santo acontece nos dias 27, 28 e 29 de Maio. Mas todos terão que andar dentro da lei: uma “puliça” vai prender e multar quem jogar lixo no chão ou fizer qualquer coisa que atrapalhe a festa. E a “rádio cipó” vai dar notícias de tudo o que acontece, além de músicas, mensagens, correio elegante, avisos e anúncios em geral.
 
Todo o dinheiro que for arrecadado durante os três dias de arraial será utilizado em reformas na sede do Centro do Alto Santo. O trabalho está a todo vapor para erguer as bases dessa cidade caipira e contamos com o seu apoio nessa empreitada.
  
Avise, convide todos os seus amigos e já marque em sua agenda nosso Arraiá.

Museu, Ayahuasca e Memória

Museu e Memória

Na segunda-feira, 16 de maio, às 19:00 horas, acontecerá a 9ª semana nacional de Museus, na Biblioteca da Floresta, parque da maternidade de Rio Branco, que contará com mais de 3.000 eventos em todo Brasil, no período de 16 a 22 de maio. Veja a programação completa.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A onda agora é Cooperativismo

Você certamente já ouviu falar de cooperativismo, não? 
 
Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns a seus integrantes, e constitui-se numa empresa de propriedade coletiva, a ser democraticamente gerida. 
 
O cooperativismo apresenta uma relação estreita com o conceito de capital empresarial ou cultura empreendedora. Em sua essência, o cooperativismo caracteriza-se por uma forma de produção e distribuição de riquezas baseada em princípios como a ajuda mútua, a igualdade, a democracia e a equidade. 
 
Desta forma, para que o cooperativismo seja eficiente no sistema econômico, é fundamental o crescimento da atitude pró-ativa dos agentes que se tornam sujeitos protagonistas do seu empreendimento, melhorando, assim, as condições de renda dos cooperados, bem como as condições de trabalho e a independência do trabalhador. 
 
Para o perfeito funcionamento da cooperativa é indispensável a sensibilização dos candidatos a cooperantes (a associados) a fim de que os mesmos estejam psicologicamente preparados para enfrentar os problemas internos e externos e, principalmente, para não serem convencidos a ceder às tentações do capitalismo selvagem – aquele que preza pelo individualismo e pela dominação em detrimento do trabalhador. 
 
É essencial, outrossim, que o treinamento seja constante e focado nas características fundamentais e princípios filosóficos do cooperativismo. A aprendizagem atravessa o período de admissão e segue num processo educativo que se retroalimenta frequentemente com a finalidade de criar uma nova consciência de vida coletiva. 
 
O Governo do Estado do Acre criou, recentemente, a Secretaria de Pequenos Negócios, destinada incentivar a organização e o desenvolvimento de pequenos empreendimentos individuais ou coletivos (associações ou cooperativas), mediante disponibilização de recursos que serão aplicados pelo Banco do Brasil, provenientes de fundos perdidos através da Fundação Banco do Brasil ou subsidiados pelo governo, eventuais equipamentos necessários iniciativa e cursos de capacitação em empreendedorismo e acompanhamento com orientação técnica, durante 02 anos. 
 
A Secretaria tem procurado e incentivado as diversas comunidades a se organizarem através de cooperativas como forma de viabilizar iniciativas coletivas. 
 
Neste sentido, se você se interessa pelo assunto e deseja aumentar ou passar a ter uma renda própria, melhorando assim a sua qualidade de vida, não falte a uma reunião que ocorrerá no dia 14.05.2011 (sábado), às 09 horas, no Centro Espírita Casa de Jesus Fonte de Luz (Barquinha do Francisco Hipólito), quando será ministrada uma palestra sobre cooperativismo pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre – Sescoop-AC.

Encontro Museu, Ayahuasca e Memória

Olá Turma,
Como parte da programação da Semana Nacional de Museus, acontecerá uma roda de conversa: MUSEU, AYAHUSCA E MEMÓRIA,  com vários atores envolvidos na discussão que envolve a questão da ayahuasca e patrimônio cultural.

Data: 16-05-2011
Horário: 19h.
Local: a confirmar.
          
Quem puder ir, vai ser muito bom. Aproveite e avise para os demais. 
Abraços,
Lílian