24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A onda agora é Cooperativismo

Você certamente já ouviu falar de cooperativismo, não? 
 
Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns a seus integrantes, e constitui-se numa empresa de propriedade coletiva, a ser democraticamente gerida. 
 
O cooperativismo apresenta uma relação estreita com o conceito de capital empresarial ou cultura empreendedora. Em sua essência, o cooperativismo caracteriza-se por uma forma de produção e distribuição de riquezas baseada em princípios como a ajuda mútua, a igualdade, a democracia e a equidade. 
 
Desta forma, para que o cooperativismo seja eficiente no sistema econômico, é fundamental o crescimento da atitude pró-ativa dos agentes que se tornam sujeitos protagonistas do seu empreendimento, melhorando, assim, as condições de renda dos cooperados, bem como as condições de trabalho e a independência do trabalhador. 
 
Para o perfeito funcionamento da cooperativa é indispensável a sensibilização dos candidatos a cooperantes (a associados) a fim de que os mesmos estejam psicologicamente preparados para enfrentar os problemas internos e externos e, principalmente, para não serem convencidos a ceder às tentações do capitalismo selvagem – aquele que preza pelo individualismo e pela dominação em detrimento do trabalhador. 
 
É essencial, outrossim, que o treinamento seja constante e focado nas características fundamentais e princípios filosóficos do cooperativismo. A aprendizagem atravessa o período de admissão e segue num processo educativo que se retroalimenta frequentemente com a finalidade de criar uma nova consciência de vida coletiva. 
 
O Governo do Estado do Acre criou, recentemente, a Secretaria de Pequenos Negócios, destinada incentivar a organização e o desenvolvimento de pequenos empreendimentos individuais ou coletivos (associações ou cooperativas), mediante disponibilização de recursos que serão aplicados pelo Banco do Brasil, provenientes de fundos perdidos através da Fundação Banco do Brasil ou subsidiados pelo governo, eventuais equipamentos necessários iniciativa e cursos de capacitação em empreendedorismo e acompanhamento com orientação técnica, durante 02 anos. 
 
A Secretaria tem procurado e incentivado as diversas comunidades a se organizarem através de cooperativas como forma de viabilizar iniciativas coletivas. 
 
Neste sentido, se você se interessa pelo assunto e deseja aumentar ou passar a ter uma renda própria, melhorando assim a sua qualidade de vida, não falte a uma reunião que ocorrerá no dia 14.05.2011 (sábado), às 09 horas, no Centro Espírita Casa de Jesus Fonte de Luz (Barquinha do Francisco Hipólito), quando será ministrada uma palestra sobre cooperativismo pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre – Sescoop-AC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.