24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Instituto Ecumênico quer implantar manual de ensino religioso nas escolas

Foto Brenna Amâncio
O Instituto Ecumênico do Acre criou uma cartilha de ensino religioso para professores, a fim de aplicá-la nas escolas da rede pública. Representantes das religiões católica, evangélica, espírita e matrizes africanas se reuniram para desenvolver o manual. No entanto, até o momento apenas 1000 exemplares foram impressos. A ideia é levar o programa a todos os alunos acreanos, desconsiderando o fanatismo e o preconceito.

De acordo com o padre Massimo Lombardi, membro do Instituto Ecumênico, reuniões serão realizadas para definir uma escola, que servirá de piloto no programa. “Trabalharemos primeiro os professores, para que entendam o significado do conteúdo do manual, evitando indevidas interpretações. Depois queremos ver como os alunos irão responder a isso”, explica.

Massimo declara que não há nenhum tipo de fanatismo imposto no material e que os textos são completamente educativos. “O objetivo é realmente fazê-los conhecer e compreender a doutrina de cada religião, sem qualquer tipo de preconceito”.

A cartilha foi elaborada há dois anos, mas o desafio do grupo ecumênico ainda é grande para tentar difundir a ideia. “Estamos trabalhando também com os professores do interior. Infelizmente não temos cartilhas suficientes para todos”, lamenta.

Padre Massimo aproveita para divulgar o curso superior de Ciências da Religião, pelo Instituto Ecumênico. “A previsão para o início das aulas é 1º de março e a duração é de 2 anos”. 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A Ayahuasca e o Tratamento da Dependência

O pesquisador Marcelo Simão Mercante publicou recentemente na revista Mana, um artigo sobre os usos da ayahuasca no trato da dependência química.



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ensino Regilioso nas Escolas e Construção de Escola Piloto da Diversidade Religiosa

CONVITE PARA O GRANDE DEBATE SOBRE ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA E CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS PILOTO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA.

Representantes de Denominações Religiosas, convidamos a todos para nossa primeira reunião deste ano sobre ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS E A CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS PILOTO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA, tema de nosso encontro mensal que acontecerá na próxima terça feira, 28.01.2014, às 18.00 horas no Salão Paroquial da Catedral, entrada pela Av. Brasil.

Este Convite é extensivo a professores e Diretores de Escolas, e outras lideranças da Comunidade, interessadas em transformar nossas Escolas em espaço democrático e plural, onde todas as nossas tradições espirituais sintam-se acolhidas num clima do mais absoluto respeito à essa riqueza que é a diversidade cultural e religiosa de nossa população.

Esta é uma oportunidade excelente para a apresentação de experiências bem sucedidas e de propostas, além de se prestar as necessárias informações sobre o CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, cujas inscrições já estão sendo realizadas na Secretaria da FADISI, na Av. Getúlio Vargas, 3030.

Ajude-nos na divulgação deste importante debate !

Atenciosamente, Manoel Pacífico da Costa - Secretário Geral - IEFP

"Está primeira reunião de 2014, vem trazendo um tema muito importante para os nossos professores, coordenadores, pedagógicos e diretores de escolas"!!! (Ivanilde Lopes)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

I Fórum Setorial Integrado das Áreas de Arte e Patrimônio Cultural 2014


Convidamos a todos para o I Fórum Setorial Integrado das áreas de Arte e Patrimônio, que tratará dos Mecanismos de Financiamentos do Edital da Lei de Incentivos 2014 (Valores por projetos).

Na oportunidade, será definido, também, a data da Conferência Extraordinária que discutirá a proposta/projeto de alteração da Lei do Sistema Municipal de Cultura, como definido da IV Conferência Municipal de Cultura realizada em 2013.

Conselheiros, participem, é importante!