24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

sábado, 1 de março de 2014

A Lei de Incentivo é um instrumento de apoio às iniciativas culturais

Aconteceu na manhã de ontem, 28, no Cacimbão da Capoeira o lançamento oficial da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, ao Desporto, Preservação e Manutenção do Patrimônio Histórico e Cultural de Rio Branco. A iniciativa é da Prefeitura através da Fundação da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil.

A Lei de Incentivo à Cultura é um instrumento de apoio às iniciativas culturais realizadas em Rio Branco. Qualquer artista (pessoa física e pessoa jurídica) que tenha mais de um ano de atuação na área cultural pode inscrever projetos para concorrer aos benefícios da Lei.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil Rodrigo Forneck, falou sobre as novidades, que contemplaram o edital 2014. “A cada ano estamos buscando com base nas experiências anteriores, acrescentar pontos que possam contribuir diretamente com a produção cultural local. Este ano, estamos com duas grandes novidades, a primeira é a garantia de um acréscimo no valor do edital de mais de 200 mil reais e a segunda é a criação de uma nova categoria para iniciantes, aquelas pessoas que nunca participaram de um edital,” explicou.

Forneck descreveu ainda quem pode participar da edição 2014 da Lei. “O edital é aberto a toda população. Cada proponente pode escrever até dois projetos, independente da área ou modalidade dentro do período de 1° a 26 de março do ano em curso,”detalhou.O formato do edital foi definido em construção participativa durante as reuniões das câmaras temáticas, colegiados e Fórum Setorial Integrado de Arte e Patrimônio Cultural, do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

A produtora Cultural Regina Marciel, detalhou a importância da iniciativa da prefeitura que busca fomentar a cultura local. “ Essa é uma iniciativa que sem dúvidas incentivar diretamente a produção artístico-cultural no nosso estado. O reflexo após o edital, sempre é positivo e o resultado gratificante porque enriquece diretamente a nossa produção cultura, com a realização de shows, encontros, seminários, exposições de artistas plásticos entre outras atividades. É um apoio necessário, mas os artistas também precisam ter mais iniciativa e não ficar somente esperando os incentivos governamentais,”comentou.

Fonte: Jornal o Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.