24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

sábado, 17 de agosto de 2013

Lançamento da Cartilha Ecumênica

Muitos são os caminhos de Deus
Jornal o Rio Branco
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma cartilha ecumênica, elaborada por líderes religiosos de vários segmentos, vai fazer parte do material didático dos professores da rede pública de ensino do Acre. A ideia é disseminar o ensino religioso entre os estudantes e incentivar o repeito a diversidade.

A cartilha intitulada "Muitos são os caminhos de Deus" tem 77 páginas e traz informações sobre a origem e a história de religiões, incluindo as de comunidades tradicionais da Amazônia como o santo Daime. O material aborda de forma didática e unificada as diferentes crenças.


Para o Padre Mássimo, essa iniciativa é importante para que os jovens sejam mais tolerantes em relações as diferenças religiosas. "Nas escolas, principalmente, deverá ter uma educação de tolerância, o respeito, o amor. Para você amar e respeitar, você deve conhecer", afirma.

O pastor evangélico da Igreja Quadrangular do bairro Quinze, Afonso Geber, acredita que é preciso disseminar os caminhos de deus, independente da fé de cada um. "Que seja ensinado na sala a diversidade religiosa, sem a intenção de ferir alguém, mas que todos aprendam a viver de maneira tolerante", diz Geber.

De acordo com o secretário de educação do estado, Daniel Zen, o material será distribuído inicialmente nas escolas da rede pública estadual. Dependendo da demanda, poderá ser destinada a outras instituições de ensino. "A ideia é disponibilizar esse material. É autoral, mas é de código aberto e pode ser reproduzido, replicado e republicado. Outras edições, atualizando, aperfeiçoando. Mas a ideia é fazer ela chegar ao maior número de escolas possível", diz.

O desafio agora é trazer para dentro da sala de aula as diferentes doutrinas religiosas e desenvolver a espiritualidade entre os estudantes. "Fazer um elo entre o aluno e o conhecimento. Independente do segmento religioso dele", destaca a professora de ensino religioso Carmosa Santos.

Fonte: TV Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.