24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cartilha da Diversidade Religiosa visa estimular a cultura de paz nas escolas

31/07/2013 - 16:22 Onides Bonaccorsi Queiroz
O lançamento da versão impressa da cartilha da diversidade religiosa reuniu representantes de diversas confissões e do poder público (Foto: Astorige Carneiro/SEE)
Muitos são os caminhos de Deus” é o nome da primeira cartilha da diversidade religiosa para professores, organizada pelo Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (IEFP). A versão impressa foi lançada nesta terça-feira, 30, em solenidade no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

O objetivo do material, segundo o presidente do IEFP, Manoel Pacífico da Costa, é fornecer informações referenciadas para docentes do ensino religioso da rede pública do Estado, promover o diálogo inter-religioso e estimular, a partir do ambiente escolar, a tolerância às diversas expressões da fé.

Participaram da formulação do texto cerca de 40 representantes de cinco grupos religiosos de representatividade no estado: católico, protestante, espírita kardecista, de matriz africana e comunidades tradicionais da ayahuasca.

"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos". Mahatma Gandhi

Embora o Estado se declare laico, é facultado o ensino religioso nas escolas, bem como é garantido ao aluno o direito de não assistir às aulas da disciplina. “O papel da religião é oferecer uma resposta às crises sociais e familiares, que são frequentes em nossa sociedade”, afirmou, durante o evento, o pastor Cid Mauro de Oliveira, da Igreja Evangélica Congregacional, ao apresentar sua proposta de aplicação da cartilha.

O padre Massimo Lombardi, reitor da Catedral de Rio Branco, observou que “hoje a religião pode se tornar um motivo de conflito. Mas quando você conhece a espiritualidade do outro, você se desliga do fundamentalismo e se torna uma pessoa de coração grande. O importante é que possamos construir juntos”.

Secretário Daniel Zen fez a entrega de exemplares da cartilha para a umbandista Raimunda Teixeira (Foto: Astorige Carneiro/SEE
Para Daniel Zen, secretário estadual de Educação “esta cartilha é um grande avanço. Queremos assegurar a diversidade religiosa”, disse.
Compuseram, também, a mesa da solenidade, o diretor de Ensino da SEE Josenir Calixto, o presidente da Casa de Jesus Fonte de Luz Francisco Hipólito de Araújo Neto, o presidente da Federação Espírita do Acre Marconi Gomes, o secretário municipal de Direitos Humanos Evandro Rosas, Íris Célia Cabanellas, do Conselho Estadual de Educação, Elza Lopes, representando a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, o pastor da Igreja Quadrangular Afonso Geber e Raimunda Teixeira, do Centro de Umbanda do Bujari.
A cartilha foi formulada por membros do Instituto Ecumênico e editada pela Secretaria de Educação (Foto: Arison Jardim/Secom)
A cartilha foi formulada por membros do Instituto Ecumênico e editada pela Secretaria de Educação (Foto: Arison Jardim/Secom)

O telefone do Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre é (68) 3224-3843.
Acesse aqui a página do Instituto no Facebook.


Fonte: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog passam por nossa moderação, o que nos confere o direito de publicá-los ou não.

Os textos e conteúdos dos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste blog.

Não serão publicados comentários de leitores anônimos ou aqueles considerados moralmente ofensivos, racistas, preconceituosos ou que façam apologia a qualquer tipo de vício ou atos de violência e discriminação.

A reprodução é livre desde que mantido o contexto e mencionado a fonte.