24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Oficina FGB de Elaboração de Projetos

Não basta ter uma ótima ideia, se você não consegue expressá-la bem. Esse tipo de situação fica bem clara no que se refere aos projetos apresentados aos mecanismos de financiamento à cultura de Rio Branco, como a Lei de Incentivo e o Fundo Municipal de Cultura. Mais...

domingo, 17 de junho de 2012

Eleição do Coordenador da Câmara Temática

A Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras, na última reunião ordinária realizada no dia 11 de junho, deflagrou o processo para a eleição do Coordenador ou Articulador da Câmara para o biênio julho 2012/junho2014.

Para conduzir o processo foi constituída a comissão de que trata o Regimento Interno do Conselho Municipal de Políticas Culturais-CMPC, composta pelas Conselheiras do seguimento senhoras Odaiza Chaves e Marina Brandão e, pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, a senhora Eurilinda Figueiredo. Os pedidos de registros de candidaturas deverão ser encaminhados aos membros da Comissão.

A eleição se dará na próxima reunião da Câmara, agendada para o dia 10 de julho. Assim, recomendamos a leitura atenta do Regimento Interno do CMPC, disponível (
aqui) neste Blog, especialmente ao que se refere aos direitos de quem pode votar e ser votado.

Contatos da Comissão Eleitoral:

Eurilinda Figueiredo:
eurilinda@gmail.com
Marina Brandão: marinabrandao@uol.com.br
Odaiza Chaves: odaizachaves@yahoo.com.br

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lei de Incentivo à Cultura de Rio Branco lança o edital de 2012

Os recursos para os projetos culturais e esportivos vêm através de renúncia fiscal
 
Tido como o principal mecanismo de financiamento aos projetos de Arte, Patrimônio Cultural e Esporte da capital acreana, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, ao Desporto, Preservação e Manutenção do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Rio Branco - Lei Nº. 1.324/99, lança seu edital 2012. A abertura do edital acontece nesta terça-feira, dia 5, às 9h30, no Parque Capitão Ciríaco.

O evento contará com a presença de representantes de artistas, esportistas e fazedores culturais, além da equipe da Prefeitura de Rio Branco e Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil. Será realizada coletiva de imprensa para orientar e esclarecer a respeito dos pontos principais deste edital.

Criada para estimular que a iniciativa privada apoie as produções culturais e esportivas da cidade, a Lei de Incentivo funciona com base de renuncia fiscal, onde a empresa que troca o bônus referente ao financiamento de projeto aprovado terá este valor deduzido de seu ISS e/ou IPTU.

O formato do Edital deste ano foi definido através do voto dos conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, no Fórum do dia 17 de maio, que aconteceu no Cine Teatro Recreio. Neste ano serão disponibilizados 1 milhão e 200 mil reais para financiar os projetos.

Breve Histórico da Lei de Incentivo
A Lei de Incentivo à Cultura foi criada em 1993 através de diversas reuniões com os segmentos da cultural e do esporte. O projeto de Lei foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores e posteriormente serviu de base para a criação de um novo projeto de Incentivo à Cultura, desta vez para o estado. Em 1994 foi lançado o primeiro Edital da Lei Municipal pela Fundação Garibaldi Brasil. A Lei de Incentivo passou por duas revisões, sendo a última em 1999.

Em 2011, a Lei de Incentivo recebeu a demanda de 88 projetos para Arte, 60 para Patrimônio Cultural e 67 para Esporte, chegando ao valor de 2 milhões e 900 mil reais. Destes, foram aprovados 18 projetos em Arte, 16 em Patrimônio Cultural e 28 em Esporte, totalizando o valor de 810 mil reais.
  

sábado, 2 de junho de 2012

XXII Arraiá da Amizade

Nos próximos dias 09 e 10 de junho, sábado e domingo, a UDV estará promovendo um animado Arraiá, o tradicional Arraiá da Amizade, em sua XXII edição, na sede do Núcleo João Lango Moura. Prestigie.
Convite