24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Diversidade Religiosa no Acre

Uma proposta curricular de ensino religioso nas escolas públicas foi apresentada nesta segunda-feira (21) ao governo do Acre, em Rio Branco, durante a abertura da I Conferência Estadual da Diversidade Religiosa.

A conferência tem como objetivo revelar a identidade de cada um dos principais grupos religiosos presentes no Acre e lutar para que a escola pública seja espaço democrático e pluralista contra todo o tipo de preconceito, discriminação e de fundamentalismo mesmo religioso.

Promovido pelo Instituto Ecumênico Fé e Política e a Secretaria Estadual de Educação, a abertura do evento foi marcada por orações do bispo do Acre, Joaquim Pertiñez, e da Mãe Raimundinha, que dirige um centro de umbanda.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Movimento cultural abre III Conferência de Cultura de Rio Branco

Evento teve início no dia 17 e se estende até o dia 19 com a meta de aprovar o Plano Municipal de Cultura.
Fotos: Talita Oliveira / Pium Fotoclube
 
“Declaro aberta a III Conferência Municipal de Cultura de Rio Branco!”, disse o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim. E assim, na noite da quinta-feira, 17, no CineTeatro Recreio, começou a peleja cultural que tem como principal objetivo a discussão e aprovação do Plano Municipal de Cultura de Rio Branco (PMC).

Mas a história do primeiro dia de Conferência começou um pouco antes. Como não podia deixar de ser, a Conferência de Cultura tinha que ter manifestações culturais riobranquenses. E teve. Como primeira atração, a contadora de histórias e gestora, Tânia Oliveira, fez a leitura do primeiro capítulo do livro “Do Olho do Umbigo do Mapinguari” de Jones Dari Goettert, cujo conceito de igualdade se encaixa ao proposto pelo evento.
 
Leia mais no Blog do Sistema Municipal de Cultura

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Diversidade religiosa reúne especialistas em Rio Branco

O Instituto Ecuménico Fé e Política e a Secretaria de Estado de Educação promovem nos dias 21, 22 e 23, em Rio Branco, a I Conferência Estadual da Diversidade Religiosa, com o objetivo de revelar a identidade dos principais grupos religiosos que atuam no Estado. Durante o evento será lançada a Cartilha “Muitos são os caminhos de Deus “, de conteúdo democrático e ecumênico, que se propõe facilitar a diálogo inter-religioso e a cooperação entre Igrejas e instituições religiosas afins, orientadas para a paz, a cidadania, a promoção dos direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

Nos três dias do encontro – com endereço no auditório da Secretaria de Educação, – temas importantes serão esmiuçados por especialistas pela manhã (das 8 às 12) e à tarde (das 14 às 18). Eis alguns: a tentação  fundamentalista e a construção ecumênica; diretrizes da Secretaria de Educação para o ensino religioso; Comunidades tradicionais da Ayahuasca; introdução às religiões de matriz africana; protestantismo, pentecostalismo e os desafios do século XXI; o desenvolvimento espiritual na visão espírita.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vídeo do Seminário das Comunidades Tradicionais da Ayahuasca

Comprida mais uma etapa resultante do Seminário das Comunidades Tradiconais da Ayahuasca, realizado em abril de 2010. A Comissão de Avaliação de Projetos dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, que tem como órgão gestor a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, acaba de aprovar mais um projeto de interesse das comunidades: A edição do vídeo do Seminário.

Objeto de discussão e encaminhamento nas reuniões da Câmara Temática, o projeto foi elaborado pela competente conselheira Lilian Amim, a quem agradecemos pelo empenho.

Parabéns para a Lilian e para todos nós. Veja a lista do ranking dos projetos aprovados aqui.

domingo, 6 de novembro de 2011

Inscrições on line para III Conferência Municipal de Cultura


Atenção fazedores culturais de Rio Branco, nos dias 17, 18 e 19 de novembro acontece a III Conferência Municipal de Cultura, para discutir a minuta do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos. Você que já está roendo as unhas de ansiedade pode se inscrever através deste link. Assim economiza tempo e garante sua participação com antecedência.

As inscrições on line estarão disponíveis até o meio-dia da quinta-feira, dia 17. Quem não fizer sua inscrição on line, também poderá fazê-la na hora. Para fazer sua inscrição on line é necessário que você já esteja inscrito no Cadastro Cultural do Município.

Portanto, você que sempre procurou resolver tudo do conforto do seu lar, pode entrar aqui e fazer sua inscrição para a III Conferência Municipal de Cultura. Assim, quando você chegar ao Cine Teatro Recreio dia 17, às 19h, para o Sarau de Abertura da Conferência, terá apenas que se credenciar.

Fonte: Blog do Sistema Municipal de Cultura