24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

24 de novembro, dia acreano da cultura ayahuasqueira

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Boletim Cultura RB nº 08, edição especial de 30.06.2011

Conselheiros das áreas de Arte, Patrimônio Cultural e Esporte e Lazer de Rio Branco,
A Fundação Garibaldi Brasil envia sua oitava edição do Boletim Virtual "Cultura RB". Esta é Edição Especial por ser toda sobre o II Fórum Setorial Integrado de 2011, que acontecerá dia 5 de Julho, às 17h no Cine Teatro Recreio. 
 
Mais informações acesse nosso Blog: www.culturarb.blogspot.com

Setor de Comunicação da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil
Helder Cavalcante Jr - (68)9975-3634
Emanuelly Falqueto - (68)9202-2275
Telefone: 3224-7941

E-mail: fgb.comunicacao@gmail.com
http://twitter.com/fgbculturarb

terça-feira, 28 de junho de 2011

XXI Arraiá da amizade

Mais um evento promovido pela UDV Rio Branco.
O XXI Arraiá da Amizade acontecerá no Núcleo João Lango Moura, em frente ao Café Contri, nos próximos dias 09 e 10 de julho, data em que também estará sendo realizado o Evento Cultural Lendas e Brincadeiras na Barquinha da Madrinha Chica.

O Arraiá contará com comidas típicas, bingos, muitos prêmios e animação. Convites ao preço de R$10,00, que poderá ser trocado por fichas para utilizar nas bancas de comidas e bebidas. Na troca dos convites você ganha cartelas para concorrer ao bingo surpresa, a partir das 18:00 horas.

domingo, 19 de junho de 2011

Comitê Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

O Prefeito Raimundo Angelin assina decreto criando o Comitê Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - O CGPIR reforça o compromisso político para erradicar a discriminação em Rio Branco.
 
A Organização das Nações Unidas - ONU, instituiu o ano de 2011, como o Ano Internacional dos Afrodescendentes visando fortalecer o compromisso político de erradicar a discriminação a descendentes de africanos. Visa também promover o respeito à diversidade e herança culturais. 
Igualdade Racial é pra valer
Leia mais, clique na imagem
O assunto foi objeto de apresentação na reunião da Câmara Temática de 19.05.2011 e postado neste blog em 23.05.2011, veja aqui
 
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Rio Branco

terça-feira, 14 de junho de 2011

Arraial na Barquinha de Antonio Geraldo Filho

Registramos mais um evento como parte dos festejos juninos em nossas comunidades ayahuasqueiras de Rio Branco.
Desta feita, a festa ocorrerá na Barquinha do estimado irmão Antonio Geraldo Filho, com mais uma edição do tradicional arraial da Barquinha do Antonio Geraldo, a ser realizado no próximo dia 1º de julho, na sede do Centro Daniel Pereira de Mattos.
 
Pedimos o comparecimento de todos, pois, além da oportunidade de podermos contribuir na aquisição de cartelas dos prêmios que serão sorteados, saborear comidas típicas e outras atrações, o evento se apresenta como uma excelente oportunidade de nos encontrarmos em um ambiente festivo e de confraternização.

sábado, 11 de junho de 2011

Declarar Ayahuasca Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.

Sociólogo e mestre em Administração pela UFBA. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha. Professor-adjunto do DCHF-UEFS. E-mail: juarezbomfim@uol.com.br

Desafios frente as dificuldades e limitações de atender os critérios do Iphan.

Introdução

Nos dias 26 e 27 de maio de 2011 foram realizadas em Rio Branco – Acre, reuniões técnicas do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com representantes da Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras e da Câmara Temática do Sistema Municipal de Cultura de Rio Branco.
 
O Iphan é o órgão federal vinculado ao Ministério da Cultura que tem como missão a proteção, preservação, promoção e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro.
 
As reuniões trataram da política e da abordagem aplicadas ao patrimônio imaterial e contaram com a participação de técnicos do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, especialistas nas políticas de promoção e salvaguarda dessa categoria de bens.
 
No primeiro dia (26/05/2011) foi realizada uma Oficina com a apresentação da Política de Patrimônio Imaterial e da metodologia INRC — Inventário Nacional de Referências Culturais, como instrumento de identificação do patrimônio imaterial.
 
No segundo e último dia (27/05/2011) se tratou especificamente do INRC Ayahuasca com representantes das instituições ayahuasqueiras representadas.
 
O principal motivo dessas reuniões técnicas foi de dar andamento ao pedido de registro da Ayahuasca como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Patrimonialização da Ayahuasca

Diferentes contextos, múltiplos objetos: reflexões acerca do pedido de patrimonialização da Ayahuasca.

Júlia Otero dos Santos (PPGAS DAN-UnB/Brasília)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bazar beneficente do CICLUJUR

A festa junina deste ano está recheada de atrações e entretenimento no meio ayahuasqueiro de Rio Branco.
Os nossos amigos do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal Juramidã-CICLUJUR também estarão promovendo um Bazar beneficente, com roupas para todas as idades, caçados, bolsas e muitas outras coisas legais, vamos prestigiar?

Arraia da União

Amigos ayahuasqueiros, anotem aí!

O Núcleo Belo Jardim da UDV estará promovendo o V Arraía da União, que será realizado nos próximos dias 11 e 12 na sede do Núcleo João Lango Moura, em frente ao Café Contri.
Na oportunidade estarão sendo sorteados vários prêmios (aquisição de cartelas na sede do Núcleo) e contará com barraquinhas típicas, espetinhos, o tradicional correio elegante, músicas e muita animação. Prestigiem!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Prefeitura empossa novos conselheiros das regionais

Entre os empossados estão alguns do segmento "daimista", como eles definem, nas regionais 03 e 04 que comtempla conselheros das três linhas tradicionais.

O prefeito Raimundo Angelim participou ontem à tarde, 3, no Centro de Treinamento da Diocese, da posse dos conselheiros das regionais de Rio Branco para o biênio 2011-2012. A solenidade contou com a participação do deputado federal Sibá Machado, de coordenadores e secretários municipais, além de representantes da sociedade civil.
  
Os conselhos das regionais são formados por 193 representantes titulares e suplentes dos segmentos de saúde, educação, arte, cultura, esporte, juventude, mulheres, por lideranças formais (presidentes de bairro), representantes tradicionais (parteiras, por exemplo), religiosas e comerciais. Os conselhos são uma forma democrática de envolvimentos da comunidade nas decisões da prefeitura, onde por meio do Processo de Gestão Participativa (PGP), a sociedade discute, debate e aponta onde devem ser investidos os recursos. A divisão da capital em regionais administrativas permite delimitar e direcionar as políticas públicas na cidade de Rio Branco. Lei a matéria completa no site da Prefeitura Municipal de Rio Branco.

domingo, 5 de junho de 2011

Sinal dos tempos

Por Marcos Vinícius Neves - Blog Miolo de Pote
 
No mês passado recebi da Bia Labate, antropóloga e ativa divulgadora de questões relacionadas à ayahuasca, a encomenda de um texto que atualizasse os acontecimentos relativos ao processo de registro da Ayahuasca como patrimônio imaterial brasileiro. Depois de muitas idas e vindas o texto ficou pronto e já está circulando na net. Não poderia deixar, portanto, de trazer pra cá este novo artigo.

Desde que as comunidades tradicionais da ayahuasca (Alto Santo, Barquinha e União do Vegetal) entregaram ao Ministro da Cultura Gilberto Gil, em 2008, pedido para que seja registrado como patrimônio imaterial brasileiro o “Uso Ritual da Ayahuasca”, as discussões e articulações acerca deste tema tem sido intensas. E nem poderia ser diferente, dado o ineditismo da proposta e o enorme grau de complexidade de uma questão que obrigatoriamente deve considerar e envolver centenas de comunidades religiosas ou indígenas com grandes diferenças entre si.

Em consonância com isso, a Câmara Temática do Patrimônio Imaterial - que tem a função de elaborar parecer prévio antes do pedido ser submetido ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (instância do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que delibera pelo registro, ou não, do bem cultural em apreciação) – indicou a necessidade de realizar um Inventário que possibilite a análise dos contornos, limites e características de um possível registro, uma vez que o farto material bibliográfico que foi entregue junto com o pedido era assistemático. Continue lendo...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Registros fotográficos

Dando continuidade ao crescimento de nosso movimento, deixo aqui link para fotos relacionadas com a Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras.

Atualmente, estão postadas algumas poucas fotos:
  • do nosso Seminário (12/04/2010); 
  • do encontro de Lavapés (Instituto Ecumênico Fé e Política-16/04/2011); 
  • da Reunião sobre cooperativismo (Casa de Jesus-14/05/2011);
  • da Reunião "Museu, Ayahuasca e Memória" (Biblioteca da Floresta-16/05/2011);
  • do Curso de Plantio da UDV (29/05/2011).
O mesmo link será utilizado para hospedar outras fotos futuramente.
Acessem as capas de cada álbum clicando aqui.
 
Ainda, nos registros fotográficos, acesse fotos do dia de encerramento (29/05/2011) do Arraial do Alto Santo, clicando aqui.
 
Lembrando sempre que toda contribuição será bem vinda.
 
Paz e bem a todos.

Revista das Comunidades Tradicionais da Ayahuasca

Alvíssaras, salve, salve!
       
Minha gente, esse pessoal da Fundação Garibaldi Brasil não brinca em serviço: Acaba de divulgar no Blog do Sistema, em primeiríssima mão, a versão ainda não totalmente acabada da esperada Revista do Seminário das Comunidades Tradicionais da Ayahuasca, Construindo Políticas Públicas para o Acre, realizado em abril de 2010. O arquivo não está disponível para download.  Conheça aqui.
Se preferir, clique na revista abaixo, boa leitura!

Revisão da Lei Municipal de Incentivos

Porposta de Revisão da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, ao Desporto, Preservação e Manutenção do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Rio Branco, Lei 1.324/1999.
   
A Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil – FGB, cumprindo deliberações do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC, pactuadas no III Fórum Setorial Integrado de 2010, realizado no dia 21 de dezembro, disponibiliza uma proposta de revisão da Lei 1.324/1999, a fim de que seja apreciada e alterada pela comunidade rio-branquense, com vistas a sua qualificação, de modo a atender os anseios e necessidades dos fazedores culturais de três áreas: Arte, Patrimônio Cultural e Esporte.
 
De acordo com deliberação dos conselheiros presentes no Fórum citado, as sugestões de alterações serão discutidas e deliberadas em Fórum Setorial Integrado, a ser realizado exclusivamente para este fim, em data e local ainda não definido. Veja a proposta.
 
Sugerimos aos conselheiros da Câmara a leitura atenta da proposta, a fim de que possamos oferecer contribuições e propostas.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

IV Evento Cultural "Lendas e Brincadeiras na Barquinha da Madrinha Chica"

Peço permissão a todos, por ser parte interessada no assunto, para divulgar o evento abaixo, a exemplo do que fizemos com o Arraiá do Alto Santo.

Está no ar o IV Evento Cultural “Lendas e Brincadeiras na Barquinha da Madrinha Chica”.
O evento se dará em um único dia, conforme programação abaixo e contará com sorteio de prêmios (01 televisor de LCD 42 pol., 01 bicicleta, 01 DVD, 01 aparelho celular e 01 mini-gravador digital) e comidas, bebidas, salgados, doces, apresentações musicais, capoeira, teatro e muita brincadeira para as crianças.
 
Venha se divertir traga sua família, adquira uma cartela para concorrer aos valiosos prêmios. Todo valor arrecadado será revertido em benefício de obras de infra-estruturas do Centro, como melhorias das instalações da casa de feitio.
 
Ah, você não pode comparecer, já tem compromisso nessa data? Não seja por isto, ainda assim você pode contribuir adquirindo uma cartelinha.
 
Data: 09.07.2011
Hora: 18 horas
Valor cartela: R$10,00
Local: Sede do Centro – Rua da Paz, 134, Vila Ivonete
Realização: Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte.